top of page

SERÁ QUE EU PRECISO DE UM PSICÓLOGO?

Atualizado: 7 de jan. de 2019

Se você tem feito essa pergunta a si mesmo, deve ser sinal de que uma ajuda pode ser bem-vinda :)



É uma pergunta frequentemente feita em particular, “será que eu preciso de um Psicólogo?” Dificilmente ela é feita a um amigo ou a um profissional, na verdade ela fica dentro da nossa mente e normalmente aparece quando estamos passando por alguma situação difícil. Não é?


O processo terapêutico é indicado para qualquer pessoa e em qualquer idade. E diferente do que se imagina, não é necessário estar passando por alguma dificuldade para procurar a Psicoterapia.


No entanto, há algumas situações em que o apoio de um profissional é fortemente indicado. Quando as demandas do dia-a-dia geram sofrimento, como quando a rotina e a cobrança diária que são cada vez mais pesadas por vezes nos deixam angustiado, com dificuldade de concentração, dificuldade para dormir ou mesmo para concluir tarefas simples. Isso também pode se apresentar diante de situações familiares, profissionais, amorosas ou mesmo existenciais.


O sofrimento emocional e psíquico também pode gerar aquilo que chamamos de sintomas Psicossomáticos, ou seja, que tem causa/fundo emocional, mas se apresenta em sintomas físicos, como por exemplo dores no corpo, queimação no estômago, taquicardia. Na maioria das vezes não temos consciência de que estes sinais têm causa emocional, e não física.


O nosso corpo está constantemente nos enviando sinais sobre nossa saúde física e mental, o que precisamos é melhorar a nossa leitura e atenção a eles, afinal, não é possível mudar aquilo que não se conhece. Esse é só um dos benefícios da Psicoterapia, reconhecer aquilo que nos afeta e como nos afeta através do autoconhecimento e traçar um caminho para a mudança.


A forma como as situações da vida nos atingem é particular e única para cada pessoa, não podemos medir a felicidade ou dificuldade do outro a partir da nossa. Mas, se você tem feito essa pergunta a si mesmo, deve ser sinal de que uma ajuda pode ser bem-vinda!


Você é forte, mas não precisa fazer essa caminhada sozinho!


Agende uma conversa!

Cadastre seu e-mail para receber os novos conteúdos ;)

bottom of page