top of page

DADOS SOBRE A SAÚDE MENTAL NO BRASIL

O Brasil é líder global em Transtornos de Ansiedade e está acima da média global em casos de Depressão.



Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mostra que 9,3% dos brasileiros sofrem com transtornos de ansiedade, isso coloca o Brasil em 1º lugar no índice global.


Essa pesquisa também revelou que os casos com depressão aumentaram 18,4%, isso corresponde a 4,4% da população mundial. Infelizmente, o Brasil vem contribuindo para o aumento destes números com 5,8% de pessoas diagnosticadas com depressão.


Os especialistas dizem que fatores socioeconômicos, como pobreza e desemprego, e ambientais, como o estilo de vida em grandes cidades, contribuem para estes números.


O transtorno de ansiedade é marcado por sintomas como dificuldade de concentração, problemas no sono e preocupação excessiva. Estes sintomas se não forem tratados, podem levar a um quadro de depressão, que é caracterizado por alterações de humor, como apatia, solidão, tristeza, isolamento social e dores sem justificativas físicas.


Estes dados reforçam a urgência de cuidado com a saúde mental, e uma das ferramentas de prevenção e combate a estas doenças, é Psicoterapia.

Cadastre seu e-mail para receber os novos conteúdos ;)

bottom of page